CIENTISTAS CULTIVAM GRÃO-DE-BICO EM POEIRA LUNAR
Os astronautas em missão espacial se alimentam, na maioria das vezes, de comida enlatada, embalada em papel alumínio, pré-cozida e desidratada. No entanto, algumas alternativas em estudo têm surgido para tornar a alimentação desses profissionais mais variada e nutritiva. É o caso do primeiro grão-de-bico cultivado em poeira lunar, uma invenção recente realizada por pesquisadores da Texas A&M University.
Usando poeira lunar simulada em laboratório, a estudante Jéssica Atkin, do Departamento de Ciências do Solo e Cultura da universidade, e seus colegas cultivaram grão-de-bico para semear em misturas com até 75% de poeira lunar. O estudo oferece a oportunidade para futuros astronautas em missões com destino à Lua substituírem uma porção dos seus alimentos pré-embalados por proteínas vegetais cultivadas na superfície lunar.
“A lua não tem solo como a Terra”, disse Atkin, em comunicado à imprensa. “Na Terra, o solo contém matéria orgânica repleta de nutrientes e micro-organismos que sustentam o crescimento das plantas. Isso está em falta na Lua, o que se soma a outros desafios, como redução da gravidade, radiação e elementos tóxicos.”
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia