PERGAMINHOS CARBONIZADOS DE QUASE 2 MIL ANOS TÊM PRIMEIRAS PASSAGENS COMPLETAS DECODIFICADAS
Depois de usar inteligência artificial para descobrir a primeira palavra a ser lida em um pergaminho fechado de Herculano, uma equipe de pesquisadores revelou várias passagens quase completas do texto antigo, fornecendo informações sobre a filosofia de quase 2.000 anos atrás.
Os pergaminhos de Herculano são centenas de papiros que sobreviveram à erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C. No seu estado carbonizado, os documentos antigos desmanchariam se alguém tentasse desenrolá-los, e qualquer escrita nas peças sobreviventes seria quase ilegível ao olho humano.
Ao utilizar tecnologia informática e inteligência artificial avançada, os investigadores podem agora analisar os pergaminhos de Herculano sem desenrolar e arriscar danificar os documentos extremamente frágeis.
Mais de 2.000 caracteres – as primeiras passagens completas – foram decifrados de um pergaminho, de acordo com um anúncio feito na segunda-feira por cientistas da computação que lançaram o Desafio Vesúvio, uma competição criada para acelerar as descobertas feitas nos pergaminhos.
“É incrivelmente gratificante saber que essas coisas estão disponíveis e que agora temos um mecanismo para lê-las – e que as ler criará todo um campo de estudo e estudos para os classicistas”, disse Brent Seales, professor de ciência da computação na da Universidade de Kentucky e co-criador do Desafio Vesúvio.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia